Destapa as tuas virtudes: FLORESCE
Estamos no momento ideal do ano para fazermos um balanço: aquele tempo em que é importante pararmos o relógio para uma avaliação honesta daquilo que correu bem, daquilo que poderia ter corrido melhor e daquilo que ainda não fomos capazes de atingir.
Que mudanças fomos capazes de criar na nossa vida para aumentar a qualidade dos nossos relacionamentos afetivos?
Quantas vezes nos abstraímos do julgamento e da auto-crítica?
Quando é que soubemos expressar a nossa verdade independentemente da opinião contrária dos outros?
Teremos sido capazes de nos valorizarmos o suficiente e de reconhecermos as nossas vitórias e virtudes?
Uma das principais conclusões encontradas nos estudos que integram a área da Psicologia Positiva é que cada ser-humano tem uma constelação de Forças Pessoais que fazem dele ou dela um ser distinto e único. Nesta ordem de ideias, se conhecermos as nossas Forças Pessoais podemos contribuir ativamente para co-criar relações saudáveis e para o estabelecimento de uma sociedade próspera e construtiva.
Segundo Martin Seligman e Cristopher Peterson existem 24 forças pessoais universais organizadas em 6 virtudes “values in action” que foram classificadas no Manual Character Strengths and Virtues e que são:
- A virtude da SABEDORIA inclui as forças cognitivas: criatividade (habilidade, originalidade, inteligência prática), curiosidade, gosto pela aprendizagem, perspetiva, pensamento crítico (critério, lucidez).
- A virtude da CORAGEM inclui as forças emocionais: bravura (valentia), perseverança (persistência, dinamismo, diligência), honestidade (integridade, autenticidade), entusiasmo (vitalidade, animação, paixão).
- A virtude da HUMANIDADE inclui as forças interpessoais: amor (amar e aceitar ser amado), bondade (generosidade), inteligência social (inteligência pessoal, inteligência emocional).
- A virtude da JUSTIÇA inclui as forças cívicas: trabalho em equipe (cidadania), equidade (imparcialidade), liderança.
- A virtude da TEMPERANÇA inclui as forças que protegem contra os excessos: perdão (misericórdia), humildade (modéstia), prudência (discrição, cautela), auto-controle.
- A virtude da TRANSCENDÊNCIA inclui as forças espirituais de significado: apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança (otimismo, responsabilidade com o futuro), bom humor (graça), espiritualidade (senso de propósito, fé, religiosidade)
No entanto, para identificarmos as nossas Virtudes e Forças pessoais, é necessário muitas vezes iniciarmos um processo terapêutico que permite resgatar aquilo que está escondido dentro de nós. Neste caminho de auto-descoberta, abdicamos da comparação constante com os outros e assumimos de forma gradual o nosso verdadeiro SELF. Desta forma, conseguimos optimizar as nossas virtudes e desenvolver um modo de comunicação interpessoal que amplia os nossos recursos cognitivos, sociais e emocionais.
E é assim que a magia acontece….. e o indivíduo não só SENTE QUE CRESCE, mas mais forte do que isso, o indivíduo FLORESCE!
Para mais informações sobre a temática das Virtudes e Forças Pessoais consulta os questionários em:
https://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/
http://www.viacharacter.org/www/uo
Add Comment