A Gestão da energia física e mental na performance

A Gestão da energia física e mental na performance

As tensões e as exigências do dia-à-dia podem provocar uma indisponibilidade físico-emocional no atleta ou no performer comprometendo, em muitas ocasiões, a eficácia na tomada de decisões e a precisão aquando da execução da sua performance.

Durante as competições a gestão da energia físico-emocional e mental torna-se ainda mais decisiva e quando o atleta expressa dificuldades em gerir o cansaço e a pressão externa durante a competição, a probabilidade de falhar aumenta significativamente.

Neste sentido, as técnicas de relaxamento oferecem benefícios relevantes para o equilíbrio e alinhamento do atleta-performer e promovem, em simultâneo, a optimização da sua performance, sendo os seus benefícios os seguintes:

  1. O relaxamento (mesmo) antes da ação e durante a ação performativa tem-se revelado uma chave essencial para o sucesso.

  2. O relaxamento permite aumentar ou perservar a eficácia física;

  3. O relaxamento muscular permite reencontrar a fluidez necessária que conduz ao gesto eficaz;

  4. O relaxamento muscular permite desenvolver o equilíbrio emocional e energético mais adequado face à especificidade do ato ou gesto performativo.

Apresento em seguida e de forma resumida, os três tipos de relaxamento que utilizo com os atletas e performers  que me consultam e que têm demonstrado maior eficácia ao longo da sua prática desportiva:

  •   A Respiração abdominal (alta):

Objetivo: tomada de consciência do efeito relaxante da respiração lenta.

Sentado (a) de forma cómoda, com as mãos nos joelhos e as costas direitas: inspiro profundamente e lentamente observando as “costelas que se abrem” num movimento ascendente. Sinto que esta ação preenche os meus pulmões. Recomeço com as mãos no abdómen e constato que o mesmo se mantém estático. 

  •  O Relaxamento-disponibilidade (associado à atividade desportiva):

Objetivo: colocação imediata em situação de relaxamento (geral ou parcial) durante a ação, no intuito de estar totalmente disponível.

Durante o treino, coloco-me numa postura próxima da qual quero melhorar (“dribble” no basket, ataque-defesa no judo, “pirouettes” em atittude na dança, por exemplo). De seguida, desencadeio um relaxamento geral no meu corpo (imagino que baixo uma cortina de cima para baixo com intensidade, foco e direção). Concentro-me em mim. Noto os músculos que estão ativos (agonistas) e os músculos que podem estar relaxados (antagonistas). Noto, também, as sensações específicas do gesto ou do comportamento escolhido e o prazer do relaxamento eficaz. Repito de forma prolongada o mesmo exercício. Noto os sinais ou pontos (no meu corpo) que me conduzem ao prazer e à facilidade do gesto performativo. Em seguida, treino esses sinais.

  • O relaxamento- expulsão:

Objetivo: expulsar simbolicamente as tensões simbólicas e as preocupações através de uma expiração violenta.

Inspiro fortemente. Seguro a inspiração. De seguida, expulso violentamente o ar dos pulmões emitindo um barulho concomitante com a boca (tipo barulho do escape de uma mota).

O barulho ou som emitido é simbolicamente importante. Varia de pessoa para pessoa e do seu “entourage”. Constatou-se, na prática, que quanto mais intenso e prolongado é o som mais a sua expulsão se torna benéfica.

Nesta ordem de ideias, o atleta- performer irá ao encontro do tipo de relaxamento que mais se adequa ao objetivo que pretende alcançar no momento da prática. Sempre com o foco colocado na optimização do seu equilíbrio corpo-mente-espírito, na elevação da sua auto-confiança e no aumento progressivo da sua eficácia face às especificidades do ato performativo.

“To maintain a powerful pulse in our lives, we must learn how to rhythmically spend and renew energy.” Jim Loehr

* No final de Janeiro sai um novo vídeo no Supera os teus Limites, Ativa o teu Potencial (o canal Youtube da Psicologia da deporto e da performance) onde iremos treinar ao vivo “Live training” algumas técnicas de relaxamento que poderás praticar no teu dia-à-dia durante os treinos ou ensaios, assim como antes e durante as competições ou espetáculos.

** Para acederes ao conteúdo do canal Youtube ” Supera os teus limites, Ativa o teu Potencial”, entra no site www.carolinabirr.com e de seguida seleciona a opcão  no menu ” Supera os teus Limites”.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *